PAINÉIS DE S. VICENTE DE FORA MODO DE UTILIZAÇÃO |
NOVO:
|
© 1998-2022 António Salvador Marques para o texto
e imagens originais deste sítio. Este sítio WWW destina-se a apresentar Painéis de S. Vicente de Fora - Modo de Utilização, uma tese interpretativa das enigmáticas pinturas do séc. XV do Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa, sem qualquer intuito comercial ou lucrativo, proporcionando o visionamento de imagens necessárias à ilustração da referida tese. As digitalizações a que o autor procedeu baseiam-se em imagens de proveniências várias (incluindo o seu próprio arquivo fotográfico), com a convicção de estarem, ou no domínio público, ou abertas à reprodução electrónica de baixa resolução sem finalidade comercial ou lucrativa. O autor procurou indicar, sempre que possível, as entidades detentoras de todos os objectos museológicos, nacionais ou estrangeiros, aqui digitalizados em imagens de baixa resolução adequada aos seus fins, mas insuficiente para impressão comercialmente viável, e agradece a comunicação de qualquer lapso ou omissão. As imagens dos Painéis de S. Vicente de Fora e restantes obras do núcleo do séc. XV do Museu Nacional de Arte Antiga usadas quer como imagens de base, quer como suportes para alterações conceptuais das pinturas (explicadas no texto acompanhante) incluem documentação gráfica de vários tipos publicada em Nuno Gonçalves - novos documentos, Instituto Português de Museus / Reproscan, Lisboa 1994 (fotografia, radiografia e reflectografia de José Pessoa; desenhos dos contornos subjacentes às pinturas de Ignace Vandevivere), bem como outra documentação fotográfica disponível através do Instituto Português de Museus - Divisão de Documentação Fotográfica. As imagens da pintura sobre pergaminho da Bibliothèque municipale de Montpellier (Fonds Cavalier nº 216), analogamente usadas em baixa resolução como suportes para alterações conceptuais da pintura, provêm das seguintes publicações assinaladas na bibliografia: Smeyers, Flemish Miniatures, 1999; Paravicini, Le parchemin de Montpellier, une image troublante du règne de Charles le Téméraire, 2010; Marti, Borchert, Keck, Splendour of the Burgundian Court, Charles the Bold (1433 - 1477), 2009. |