CAPÍTULO VII (CONTINUAÇÃO)

AS TRÊS CORES VIVAS

FraPesInfArcCavRel


OS HOMENS DA ESPERANÇA

Inf. D. Pedro Prínc. João
DISTRIBUIÇÃO DO VERDE
PedroJoãoSoldadoSoldadoAfonso
Ausência de ROXO INFANTE D. PEDRO
PRÍNCIPE JOÃO
Presença de ROXO SOLDADOS  (1º plano)
D. AFONSO V

O engenho e harmonia com que o pintor distribuiu as cores da sua paleta – restrita mas subtil – são tais que quase se desespera de poder comunicar o seu significado aos que recusam ponderar a inverosimilhança das coincidências intermináveis. Mais uma vez, a irresolubilidade – o coração do método de dissimulação da charada – é o nosso único recurso para fazer incidir a luz sobre as zonas obscuras e os limites dos painéis (onde os fragmentos diminutos de mangas proliferam). Se o leitor quiser recordar, na lista das anomalias com que iniciámos a nossa demanda do políptico virtual, a parte respeitante à distribuição das cores, ficará melhor preparado para abordar o que se segue.

O «uniforme» verde com gola e mangas vermelhas é reservado a D. Pedro, ao pequeno príncipe João e aos soldados do painel central direito que trajam de cores idênticas, e a percepção dessa identidade é, conforme dissemos, quase subliminar, dado o processo de irresolução 📜 permanente. Que a ligação entre essas figuras não pode ser totalmente explícita, demonstra-o o carácter parcial do que nos é mostrado: a ocultação completa da cor das calças de D. Pedro e do seu neto que usa botas altas, a amputação quase completa de braços sem a qual a ligação entre as cores das várias figuras se tornaria demasiado evidente, são indicações claras do que deve ser visto, mas não tão facilmente visto que todos o vejam. Que essa mesma ligação e a sua subtileza estejam claramente implícitas para o leitor atento que seguiu até aqui o método da charada e entende o seu sentido familiar e político, é o nosso desejo.

Os homens da Esperança distribuem-se pois por diversos painéis: reis, cavaleiros, homens do povo vestidos de soldados em torno da corda que representa a união. A conotação verde/vermelha que os aproxima, a pérola ao pescoço do desaparecido, mas recordado, cavaleiro verde da Esperança, a outra pérola sobre o barrete da criança que personifica a Esperança Futura, tudo isto obra de um pintor que apenas sabia multiplicar disparates involuntários?...

A Esperança inicializada com maiúscula comporta um elemento diabólico, conforme bem sabe toda a sabedoria de igual alcance, mas as pequenas esperanças podem existir. Mais uma vez, as coincidências numa obra de arte criada por mão humana, devem ser a excepção e não a regra. A aceitação do aleatório, no meio de tantas sugestões com uma eficácia comum, deve ter alguns limites. E assim, com o diabo a dizer as matinas à meia-noite (como bem viu Galvão quando subiu à sua capela verde), se faz votos que quem possa compreender que o espelho grande está quebrado, seja capaz de aceitar a integridade do pequeno e das cores da sua mensagem.


A COR DA TRISTEZA

Inf. D. Henrique
DISTRIBUIÇÃO DO ROXO
HenriqueAfonsoSoldadoSoldado
Ausência de VERDE INFANTE D. HENRIQUE
Presença de VERDE
D. AFONSO V
SOLDADOS  (1º plano)

Se o verde/vermelho caracteriza os homens da Esperança na perspectiva pedrista do autor da charada, o triste roxo da mortificação, usado com mais parcimónia, está associado às figuras que contribuíram para a derrota do ex-regente em Alfarrobeira. A economia da distribuição do roxo pelas várias figuras parece, como tantos outros pormenores habitualmente ignorados, planeada e não fruto do acaso: corpo, membros, cabeça, parecem desenhar uma figura humana completa, em que cada elemento tem a proporção de roxo que compete, na perspectiva familiar da Ínclita Geração, ao seu grau de culpabilidade na derrota do infante D. Pedro:

ANATOMIA DO ROXO
INFANTE D. HENRIQUE CORPO
D. AFONSO V MEMBROS
SOLDADOS ANÓNIMOS CABEÇA

A forma como os roxos do irmão Henrique e do sobrinho Afonso V se complementam parece deliberada: roxo sem atenuação para o infante D. Henrique, mas mitigado pelo verde para D. Afonso V, combinando a esperança no monarca que jamais rejeitou a sua mulher conforme pretendiam os maus conselheiros que o conduziram a Alfarrobeira, contra a vontade dos quais conseguiu posteriormente a reconciliação familiar, recebendo do exílio e reinvestindo nos seus cargos muitos dos derrotados, entre os quais o próprio filho mais velho de D. Pedro, com a mortificação pela inexperiência e fraqueza dos seus 17 anos.

São, no entanto, os barretes roxos distinguidos com pequenos elementos dourados (uma fila de pequenas decorações de ouro, uma pequena medalha suspensa de um fio) – para os humildes que na jornada de Alfarrobeira marcharam contra os seus defensores – que requerem mais atenção para se compreender o políptico virtual que se prepara, e a sensação de hábil intencionalidade está mais uma vez presente.

Ouro sobre roxo Mais ouro sobre roxo De todos os pormenores que revelam o extraordinário grau de elaboração do labirinto de significados, poucos serão simultaneamente tão silenciosos e eloquentes como o dos dois barretes roxos, amachucados e ridículos (compare-se o seu estado com o dos restantes barretes), mas decorados com pequenos elementos dourados.

O que, na óptica generosa do pintor, os pequenos dourados recompensam de forma comovente, é a tristeza dos que não escolhem nem compreendem. Um forte significado político associado ao âmbito restrito e familiar que censura D. Afonso V e castiga sem apelo a memória do infante D. Henrique, é aqui detectável de forma coerente e incontornável.

As expressões pouco inteligentes, os olhares mortiços dos populares equipados para a guerra, envergando o verde/vermelho do infante D. Pedro e do seu neto, mas coroados pelos barretes roxos emblemáticos da mortificação – sem compreensão do seu próprio papel na derrota do seu defensor, mas recompensados pela sua inocência e pobreza de espírito – recorda-nos a imagem evangélica: os simples, os sem culpa, são aqui os únicos a merecer não só o ouro sobre o roxo, mas também a atenção da figura central, detentora da vara de comando, designando o mais humilde de entre eles com uma intenção que só na fase final da charada poderemos compreender completamente.

Sabendo-se que o exército reunido contra o ex-regente pelos seus inimigos atingiu os 30.000 homens – um dos maiores até então vistos em Portugal – e que a sua composição foi, como é evidente, semelhante à de qualquer outro exército, dessa ou de qualquer outra época, o significado da distribuição tricolor nos painéis fica completo. A descodificação, segundo as cores principais que integram cada uma das figuras no simbolismo global, é portanto a seguinte:

RESUMO DA CODIFICAÇÃO TRICOLOR
Simbolismo global
CARACTERIZAÇÃO CATEGÓRICA AMBIVALENTE
POSITIVA
ESPERANÇA
INFANTE D. PEDRO
PRÍNCIPE JOÃO
D. AFONSO V
SOLDADOS COMUNS
SACRIFÍCIO
INFANTE D. JOÃO
RAINHA D. ISABEL
 
NEGATIVA
MORTIFICAÇÃO
INFANTE D. HENRIQUE (D. AFONSO V)
(SOLDADOS COMUNS)

Parece fazer sentido e esgotar a paleta simbólica, na perspectiva pedrista que tem em conta, tanto o contexto de Alfarrobeira, como o da reconciliação posterior.

E antes de passarmos a abordar a distribuição das cores neutras no painel dos reis, é altura de proporcionarmos ao leitor hesitante mas observador, mais dois exercícios através dos quais poderá verificar que as críticas que, ignorando o método da charada, apontam possíveis fraquezas da leitura simbólica, se revelam quase sempre pertinentes e úteis, uma vez que põem em relevo aspectos paciente e deliberadamente criados para dificultar a sua resolução.

A consideração cuidadosa de todas as objecções que têm em conta aquilo que é factualmente observável nos painéis, revela-se quase sempre surpreendente, e abre com frequência novas portas de apreensão subtil, acabando por confirmar a própria espiral das pistas e despistagens intencionais que, por essa via, se pretenderia negar.