O PAINEL DA FAMÍLIA DUCAL |
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FAMÍLIA DUCAL DE BORGONHA Esboço de uma pintura do século XV sobre painel, realizado por Domingos António de Sequeira em 1808, durante a visita que fez ao Mosteiro da Batalha (as palavras «na Batalha» figuram no limite inferior da página) na companhia do conde de Forbin, pintor e oficial adido ao estado-maior de Junot, e mais tarde director-geral dos museus de França. As medidas do painel estão indicadas no esboço como 4 e 1/2 por 8 palmos (cerca de 100 cm por 175 cm). O painel desapareceu durante as invasões francesas, desconhecendo-se o seu destino, mas não restam dúvidas de se tratar de uma doação de grande valor artístico da duquesa de Borgonha, filha de D. João I, à sua família e país de origem. As figuras em adoração da Virgem com o Menino são facilmente identificáveis como a própria duquesa Isabel, com a sua indumentária e cobertura de cabeça características que conhecemos através de várias representações, acompanhada de seu marido, o duque Filipe o Bom, e seu filho Carlos, por então conde de Charolais, futuro duque Carlos o Temerário, como adolescente (talvez c. 1447 a 1450, com 14 a 17 anos de idade), ambos envergando o colar do Tosão de Ouro, com o formato do pendente reconhecível. Apesar de não existirem outros registos pictóricos da pintura original, ela é, pelo estilo, data e contexto que o esboço permite inferir, atribuída com grande verosimilhança a Rogier van der Weyden. |